sábado, 18 de outubro de 2008

Claro e Brilhante - 清明

Vamos fazer uma pequena pausa no Clássico dos Trissílabos, afinal ele tem mais de 50 seções. O poema a seguir é um heptassílabo de Du Mu - 杜牧 , poeta realista do fim da dinastia Tang. Além de poemas, escreveu obras em prosa e comentários ao livro Arte da Guerra.

com ideogramas simplificados:
清明时节雨纷纷,
路上行人欲断魂。
借问酒家何处有,
牧童遥指杏花村。

com ideogramas tradicionais:
清明時節雨紛紛,
路上行人欲斷魂。
借問酒家何處有,
牧童遙指杏花村。


transcrição fonética pinyin:
qīng míng shí jié yǔ fēn fēn
lù shàng xíng rén yù duàn hún
jiè wèn jiǔ jiā hé chù yǒu
mù tóng yáo zhǐ xìng huā cūn

tradução:
É o tempo de Qingming e está chuviscando,
Na rua, as pessoas passam, pesarosas.
"Por gentileza, onde tem uma taverna?"
Um jovem pastor aponta Xinghuacun.

contextualização:
O ano é dividido em quatro estações. Cada estação tem seis "períodos solares". O período de Qingming acontece no início do último mês da primavera. Seu início se dá por volta do dia 4 de abril e vai até o dia 20 de abril. Qingming significa "Claro e Brilhante". O verão se aproxima e os dias de inverno já estão distantes. Os dias são "claros e brilhantes".
O dia 4 de abril é chamado de sì sì ("quatro do quatro"). Como quatro é quase homófono de "morte" (sǐ), é, também, o dia de se lembrar dos parentes que já morreram. O festival que ocorre nesse dia chama-se Festival Qingming, correspondendo ao nosso "Dia de Finados".
Os dois primeiros versos mostram o clima de tristeza e nostalgia. As pessoas estão tristes, e algumas querem tomar alguma bebida para disfarçar a tristeza. Ao pedir indicação de uma taverna a um garoto que está pastoreando ovelhas, ele aponta Xinghuacun, que é o nome de um local onde se vendia vinho. Atualmente existem centenas de lugares com esse nome, e não se sabe a qual deles se refere o poema.

Um comentário:

Homero disse...

Interessante que estamos vivendo no final da primavera com início do horario de verão. E os dias estão nublados e chuvosos e não Brilhantes. Quando nos sentimos um pouco deprimidos buscamos a alegria dum lugar aconchegante e o calor de uma bebida. (Uma taberna). Foi essa leitura que fiz do poema. Ha alguma simbologia no fato de ser um jovem pastor a anunciar a localização da taberna?